Escaravelhos (do latim vulgar scarafaius, variante de scarabaeus, pelo português antigo escaraveo) é a designação comum a insetos coleópteros e coprófagos (especialmente os que vivem de excrementos de mamíferos herbívoros), da grande família dos escarabeídeos (Scarabaeidae), besouros pesados e coloridos, na qual se incluem besouros grandes e o famoso escaravelho sagrado (Scarabeus sacer), adorado pelos antigos egípcios. Há cerca de 30 mil espécies de escaravelhos no mundo. As fêmeas de certas espécies (como as do escaravelho sagrado) preparam uma bolinha de excremento (esterco), às vezes cobertas de barro, na qual põem o ovo, e que enterram depois de empurrá-la a certa distância. O escaravelho é também conhecido como escarabeu, carocha, rola-bosta (ver foto em baixo à direita), capitão, coró, bicho-bolo e bicho-carpinteiro.
Os escaravelhos são insetos coleópteros e alguns também coprófagos, especialmente os que vivem de excrementos de mamíferos herbívoros. O inseto vive nas fezes destes animais e, as vezes, utiliza-os como alimento. Uma atitude muito sustentável na própria natureza.
Sobre a Ordem Escaravelhos, ela é a que mais possui espécies em todo o reino animal, como por exemplo, a grande família dos Escarabeídeos, besouros pesados e coloridos, na qual se incluem besouros grandes e o famoso escaravelho sagrado, adorado pelos antigos egípcios.
No Egito Antigo, os escaravelhos eram seres sagrados, sendo usados como amuletos relacionados com a vida após a morte e a ressurreição. Eram muito usados nas mumificações para proteger o morto no caminho para o além. O escaravelho rola-bosta leva seu excremento para a sua toca e o come lá.
Há cerca de 30 mil espécies de escaravelhos no mundo e o seu tamanho pode variar de 2 mm até 180 mm. As fêmeas de certas espécies, como as do escaravelho sagrado, preparam uma bolinha de excremento (esterco), às vezes cobertas de barro, na qual põem o ovo e enterram.
0 comentários:
Postar um comentário